A mídia social pode substituir totalmente a mídia tradicional?

A tecnologia está sempre progredindo e evoluindo. Ideias são criadas, utilizadas, recicladas e reinventadas. Mantemos os métodos de divulgação de informações que conhecíamos enquanto adicionamos novos ao longo do caminho. A questão do apagamento completo é difícil de prever e determinar, mas tenho algumas ideias sobre o assunto.

A mídia social pode substituir a mídia tradicional?

Para responder a essa pergunta, primeiro tive que me certificar de que seguia as definições corretas. Logo de cara, tive que fazer algumas correções mentais:

  • A mídia tradicional inclui: impressão, fora de casa, rádio e televisão
  • “tradicional” não é sinônimo de “não digital
  • A mídia social faz alusão a redes virtuais dedicadas à criação, compartilhamento e troca de informações.

Agora que identifiquei corretamente o que cada termo significa, concluo que há duas direções amplas nas quais o futuro pode seguir. Por um lado, posso ver o potencial da mídia social para substituir totalmente a mídia tradicional. Através de livros, TV e filmes, temos tantas possibilidades ficcionais, mas como a tecnologia continua avançando, a probabilidade de uma nova realidade, tornando-se totalmente digital, aumenta.

Para a humanidade, esta era tecnológica é um símbolo de nosso crescimento e aperfeiçoamento. Isso nos motiva a sermos melhores intelectuais e a fazer maiores descobertas. No entanto, com cada nova invenção vem um propósito nefasto que muitas vezes não é intencional. Além disso, a superestimulação já é um problema.

Estamos sempre cercados por novas informações, e muitas vezes elas são lançadas sobre nós de uma forma que não podemos dar um passo para trás e processar. O que um aumento no envolvimento da mídia social contribuiria para isso? Esses são os pensamentos para os quais eu teria me inclinado se me permitisse manter meu próprio raciocínio e interpretações dos termos.

Embora a mídia social tenha tido um grande impacto em como nossa sociedade opera hoje, não vejo essas plataformas chegando a eliminar completamente a mídia tradicional por um tempo. Sempre haverá grupos que apreciam e se apegam a métodos anteriores. As pessoas na sociedade têm uma maneira interessante de lembrar aspectos do passado e reintroduzi-los quase como se tivessem desenvolvido a ideia por conta própria. Por causa disso, mesmo que a mídia tradicional acabe de alguma forma à beira da extinção ou se torne irrelevante, também posso imaginá-la voltando. Por exemplo, como as tendências da moda voltam a girar, o mesmo pode acontecer com esses canais “vintage” ou subutilizados. Se novos e emocionantes desenvolvimentos não estiverem acontecendo rapidamente, há uma chance de que as mídias sociais sejam vistas como chatas, inúteis.

Conclusão

Em conclusão, acredito que as mídias sociais não podem substituir totalmente as mídias tradicionais, especialmente porque englobam alguns canais digitais. Independentemente disso, livros, jornais e revistas jamais deixarão de existir de verdade, pois sempre haverá quem valorize-os. E você, o que acha?

Revista Agitório

Revista Agitório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *