O impacto dos hábitos de fumar e beber na saúde bucal

O cuidado com a saúde bucal é muito importante e quando a pessoa tem o hábito de fumar, os cuidados precisam ser redobrados, porque o tabagismo causa sérios problemas na saúde no geral, afetando também e, principalmente, a parte bucal.

Beber e fumar são hábitos que aumentam o risco de ter sérios problemas de saúde bucal, por exemplo, um câncer de boca.

O modo de conseguir evitar esses problemas bucais é priorizando os cuidados e hábitos saudáveis para preservar a saúde odontológica.

O principal hábito que pode transformar os cuidados é parar de beber e fumar. Esse é um grande desafio e precisa envolver ajuda de terapia e da sua rede de apoio.

Para implementar práticas saudáveis é necessário entender melhor os impactos que beber e fumar podem causar na saúde bucal.

Efeitos que o cigarro pode causar na saúde bucal

Que o cigarro é prejudicial à saúde e gera impactos na parte cardiovascular e sistema respiratório, isso todo mundo tem conhecimento. O que poucos sabem são dos impactos que o fumo pode causar na saúde bucal, em alguns casos a pessoa pode perder os dentes e necessitar do uso de uma prótese fixa dentária.

Conhecer alguns dos problemas que o cigarro pode causar é um jeito de repensar sobre esse péssimo hábito e, quem sabe assim, eliminá-lo da sua vida:

Escurecimento gengival

A nicotina, substância presente no cigarro, estimula a produção de melanina, pigmento responsável pela cor de alguns tecidos.

Pessoas que fumam podem apresentar uma coloração acastanhada na gengiva. Essas manchas podem desaparecer gradativamente, desde que a pessoa pare de fumar.

Gengivite e periodontite

Doenças periodontais são outro problema comum na saúde bucal dos fumantes. A formação de placa bacteriana na região da gengiva pode causar uma inflamação no tecido, conhecida como gengivite.

Os fumantes são mais propensos a ter esse tipo de inflamação porque o consumo excessivo de cigarro diminui o fluxo sanguíneo e de nutrientes na gengiva.

A falta de tratamento pode levar à perda dos dentes, algo que exige a realização de procedimentos de implante e dental prótese.

Mau hálito

A halitose (mau hálito) é um problema muito comum entre os fumantes. Isso ocorre por conta do gosto forte do cigarro, que libera produtos químicos que revestem a mucosa bucal e depois começa um processo de descamação.

Essa descamação se deposita na língua, formando a saburra lingual, além de servir como alimento para as bactérias bucais.

Outro ponto prejudicial do rumo é a diminuição na produção de saliva, algo que favorece o acúmulo de bactérias que causam o mau hálito.

Escurecimento dos dentes

As substâncias químicas liberadas pelo cigarro causam um amarelamento dos dentes e manchas amarronzadas que desvalorizam o sorriso. A estética é algo que mexe com a autoestima das pessoas.

Esse problema pode ser resolvido com o uso de faceta dental, mas mais do que colocar a faceta, um jeito de resolver essa questão que envolve a coloração é parar de vez com o fumo.

Outros problemas que podem ser causado pelo consumo excessivo de cigarro são:

  • Tártaro e placa bacteriana;
  • Câncer bucal;
  • Sensibilidade;
  • Má cicatrização e alterações no paladar.

O tabagismo traz muitos malefícios para a saúde, por isso tentar parar é muito mais do que uma forma de economizar dinheiro (visto que cigarros são caros), mas também impedem que surjam doenças odontológicas graves.

Efeitos que a bebida alcoólica pode causar na saúde bucal

As bebidas alcoólicas fazem muito mal à saúde, devido à acidez e outras substâncias presentes em sua composição.

O consumo excessivo de bebidas pode causar o amolecimento do esmalte dos dentes, gerando o enfraquecimento da estrutura dentária, em alguns casos necessitando ter de fazer um implante dentário. Para alguns pacientes, é necessário um enxerto de osso para implante dentário.

Esse enfraquecimento gera problemas de exposição dos nervos, aumentando a dor e sensibilidade.

Além deste, outros problemas que o excesso de bebidas pode causar são:

Mau hálito

O álcool é uma bebida que desidrata, ou seja, reduz a produção de saliva. A saliva protege a boca, ajudando no combate da placa bacteriana e mantém estável a flora bucal. Sem a saliva, pode ocorre o surgimento de halitose e doenças gengivais.

Dentes escurecidos

Pigmentos escuros presentes nas bebidas, somada a acidez, podem contribuir para o escurecimento dos dentes. Isso ocorre porque o esmalte fica desprotegido e os pigmentos fixam-se nos poros.

Formação de cáries

Os altos níveis de açúcares presentes em licores, marula e outras bebidas possuem uma ação devastadora. O açúcar em abundância, contribui para a formação de cáries que prejudicam a saúde bucal.

Manter uma rotina com escovações e uso do fio dental corretamente é importante para obter bons resultados para a saúde bucal e o uso de aparelho ortodôntico transparente

Uma alimentação diversificada e beber bastante água pode ajudar, mas o mais importante é eliminar o cigarro e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

Assim, uma rotina com hábitos saudáveis são formas de preservar a sua saúde bucal e ter uma boca mais saudável e um belo sorriso.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Educação, Negócios e Saúde, acesse nosso portal.

Isabella Stephano

Isabella Stephano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *