Como montar vitrines de vidro para lojas e exposições?
Vitrines, balcões e outros expositores de vidro, são peças que fazem toda diferença na estética do comércio. Sobretudo, se bem instalados, deixam a loja com um visual mais elegante, sem contar que facilita a visão de todos os produtos.
Então se você tem uma loja e ainda não sabe como é feita a montagem ou como ter vitrines e expositores de vidro, veja a seguir tudo sobre este assunto.
Como é a montagem de uma vitrine de vidro?
Montar vitrines de vidro para lojas é uma tarefa que depende de muito cuidado e atenção, tendo em vista o foco de atrair clientes e transmitir a identidade da marca.
Para que a montagem seja perfeita é preciso considerar alguns pontos importantes, entre eles os citados a seguir, confira.
Tipo de montagem
A princípio é essencial que o ambiente seja organizado, tenha espaço e possa fornecer melhor visualização para as mercadorias.
É ideal que a vitrine destaque-se mostrando produtos bonitos e bem-dispostos, para atrair clientes.
Elas são montadas encaixando várias peças de vidro, normalmente todas do mesmo formato. Para fixá-la pode ser usado algum tipo de vedação ou conectores específicos.
Neste caso, o material do vidro deve ser transparente e também deve garantir uma boa resistência. Do mesmo modo, opções que disfarçam manchas e arranhões, são peças-chave para deixar a vitrine ainda mais convidativa.
Tipos de vidros ideais
Entre as melhores opções que garante menos riscos de acidentes, assim como beleza e resistência, são os vidros laminados ou temperados.
Ambos são vidros seguros, próprios para ambientes onde há grande movimentação de pessoas, já que em caso de quebra eles se mantêm “mais seguros”.
Enquanto o vidro temperado se despedaça em vários fragmentos sem pontas, o laminado mantém os cacos de vidro em sua película de proteção.
Quais vidros são usados em vitrines?
As vitrines podem ser construídas com diferentes tipos de vidro, dependendo das necessidades ou preferências específicas. No entanto, os mais usados são os modelos abaixo.
Vidro temperado
O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança que passa por um processo de aquecimento seguido de resfriamento rápido, resultando em um vidro mais resistente.Ele é utilizado em vitrines devido à sua durabilidade e capacidade de suportar impactos.
Vidro laminado
Esse tipo de vidro oferece maior resistência a impactos e é capaz de reter os fragmentos em caso de quebra, evitando ferimentos. Além disso, o vidro laminado também possui propriedades de redução de ruído e proteção contra raios ultravioleta.
Vidro float
Já o vidro float é um tipo comum de vidro plano utilizado em vitrines. Ele é fabricado por meio de um processo de flutuação em uma camada de estanho fundido, resultando em um vidro uniforme e liso.
O vidro float é relativamente resistente, mas não possui as mesmas características de segurança do vidro temperado ou laminado.
Vidro acrílico
Embora tecnicamente não seja um vidro, o vidro acrílico (também conhecido como acrílico ou PMMA) é frequentemente usado em vitrines devido à sua transparência, resistência a impactos e facilidade de moldagem.
Ele é mais leve que o vidro tradicional e menos propenso a quebrar, o que pode ser uma vantagem em certos contextos.
Quem faz a instalação?
A escolha do tipo de vidro para uma vitrine depende de vários fatores, como o propósito da vitrine, nível de segurança desejado, orçamento disponível e as regulamentações locais.
Um vidraceiro especializado pode determinar qual tipo de vidro é mais adequado para sua loja, você encontra um e os próprios vidros em uma vidraçaria Curitiba. Da mesma forma, ele é o profissional responsável pela instalação de vitrines de vidro.
O vidraceiro é especializado em trabalhar com vidros e possui o conhecimento e habilidades necessárias para manusear, cortar, moldar e instalar diferentes tipos de vidro de forma segura e precisa.
Eles serão capazes de avaliar as necessidades específicas do projeto, recomendar o tipo de vidro mais adequado e executar a instalação de acordo com os padrões de qualidade e segurança.
Além disso, ele pode auxiliar no processo de medição e no cálculo das dimensões necessárias para a fabricação dos vidros da vitrine.
Assim como fornecer orientações sobre a manutenção adequada dos vidros e cuidados a serem tomados para preservar a integridade da vitrine. Em uma vidraçaria barata em Curitiba você ainda encontra as melhores opções de orçamento e material de qualidade.