Como identificar e tratar a hipersensibilidade dentinária

Se você sente dores ao beber bebidas ou comer alimentos quentes, frios, doces ou muito ácidos, isso pode ser sinal de hipersensibilidade. Esse é um problema comum e que pode ser tratado.

Quer saber mais sobre o que é e como tratar a hipersensibilidade? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.

O que é a hipersensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade é uma dor aguda nas dentições conhecida como sensibilidade nos dentes. Esse problema acontece quando a dentina, a camada interna que envolve e protege o nervo, fica exposta a estímulos térmicos externos.

Em condições normais, ou seja, uma boca saudável tem a dentina coberta pelo esmalte dos dentes.

Com o passar do tempo, esse esmalte sofre desgastes e isso reduz a proteção da dentina. Além disso, a gengiva pode se retrair, o que deixa a raiz dos dentes exposta.

Como isso acontece? A dentina possui um grande número de poros ou microscópicos, os chamados (túbulos). Esses tubos vão da face externa até a polpa do dente, que fica no centro. Quando a camada fica exposta, os líquidos presentes nos túbulos podem ser estimulados.

Os estímulos podem ser causados pelo contato com alimentos, por exemplo, ácidos ou por conta de líquidos em diferentes temperaturas e isso deixa os dentes mais sensibilizados.

Estudos mostram que pelo menos 35% das pessoas sofrem ou já sofreram com esse problema, que é comum em mulheres entre 30 e 40 anos.

Apesar de sexo e faixa etária, a hipersensibilidade é uma condição que pode surgir a qualquer momento da vida.

Quando esse problema aparece, procurar o dentista é muito importante para fazer um tratamento adequado e isso pode se tornar ainda mais acessível ao ter um bom plano dental.

Principais causas da hipersensibilidade

A hipersensibilidade dentinária é causada pela exposição da dentina, parte do dente que fica abaixo do esmalte, acaba exposta. Essa questão odontológica pode ser causada por:

Retração gengival

É o deslocamento da gengiva que fica mais próxima da raiz do dente, deixando as partes mais sensíveis expostas. Esse processo é chamado pelos odontologistas de retração gengival.

Em alguns casos, a raiz do dente fica muito exposta, gerando a hipersensibilidade e consequentemente um incômodo.

Ingestão de alimentos e bebidas ácidas

Um consumo exagerado de bebidas e alimentos ácidos pode causar uma erosão nos dentes, ou seja, um desgaste no esmalte do dente que ocorre por conta de um processo químico de reação a acidez.

Café, frutas cítricas, vinagre e refrigerante são alguns exemplos de bebidas que podem causar hipersensibilidade.

Bruxismo

O bruxismo é uma condição que faz a pessoa apertar ou ranger fortemente os dentes, principalmente quando dorme. Em casos considerados extremos, a pessoa faz esses movimentos estando acordada.

A movimentação gera atrito nos dentes, desgastes no esmalte, o que leva a sensibilidade dentinária. 

Isto posto, ao perceber esses sinais, procure um consultório odontológico que aceita o seu plano quality e busque ajuda de um profissional para cuidar não só do bruxismo, mas também da sensibilidade.

Uso de creme dental abrasivo

Os cremes dentais abrasivos possuem uma formulação focada em fazer um polimento superficial do esmalte, dificultando a adesão de pigmentos superficiais e da placa.

O uso exagerado desse produto pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação que afeta a gengiva e pode ser causada por: carência de vitaminas, escovação inadequada, uso incorreto ou a falta de fio dental, excesso de medicamentos, entre outros fatores.

Procurar um dentista para tratar essa inflamação é muito importante, pois a falta de tratamento pode gerar sérios problemas aos dentes. Com um bom plano odontológico individual é possível fazer o procedimento para tratar e evitar complicações.

Dicas e tratamentos para a hipersensibilidade

Existem algumas opções que podem ajudar no tratamento e prevenção da hipersensibilidade nos dentes.

Independente da opção, é importante sempre consultar um profissional para avaliar o caso e assim encontrar um tratamento que atenda às suas necessidades.

As possibilidades se resumem em:

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios;
  • Restaurações dentárias em casos de dentes quebrados;
  • Laserterapia;
  • Adesivos e selantes.

Para os casos de bruxismo, por exemplo, além de um tratamento que pode ser feito em um consultório odontológico usando um convênio de dentista, é indicado um tratamento psicológico com psicólogos ou psiquiatras, porque o bruxismo pode ter fundo emocional.

Fazer o tratamento corretamente e manter sempre uma boa higiene bucal, fazendo escovações usando escovas de cerdas macias e um creme dental adequado para sensibilidade são maneiras de evitar sofrimentos com a hipersensibilidade.

Assim, pesquisar informações sobre como ter um plano dental preço acessível é um jeito de consultar um dentista para entender melhor e tratar adequadamente a hipersensibilidade dentinária, resolvendo essa questão é possível recuperar o seu bem-estar.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Esporte, Negócios e Saúde, acesse nosso portal.

Isabella Stephano

Isabella Stephano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *