Restauração de móveis antigos em marcenaria: como é feito?

Restauração de móveis antigos em marcenaria

Restauração de móveis antigos em marcenaria: como é feito?

Dependendo do material e da qualidade da madeira usada no móvel, muitas peças mesmo após muito tempo podem ser restauradas. Isso garante a preservação de muitas peças com um valor sentimental.

Na marcenaria, a restauração de móveis antigos de madeira pode ser realizada de forma prática, já que os profissionais contam com diferentes tipos de materiais feitos especialmente para esse fim.

No entanto, não são todas as madeiras e móveis que podem ser restaurados. Por isso, antes de ir em busca deste serviço, saiba como e quando pode ser feito.

Como recuperar madeira antiga?

A madeira antiga possui um charme especial e pode adicionar um toque de elegância e história a qualquer ambiente. No entanto, com o tempo, ela pode perder seu brilho e beleza devido à exposição ao sol, umidade e desgaste natural.

Felizmente, é possível recuperar a beleza da madeira antiga por meio de algumas técnicas simples de restauração. E como qualquer outro trabalho, a recuperação de um móvel deve começar por uma boa limpeza.

Retire qualquer poeira, sujeira ou resíduo acumulado utilizando uma escova de cerdas macias, ou um pano levemente umedecido em água. Não use nenhum produto abrasivo e continue seguindo os passos abaixo.

Remoção de tinta e verniz antigos

Se a madeira antiga estiver coberta com camadas de tinta ou verniz antigos, é necessário removê-los para revelar sua beleza original.

Existem diferentes métodos de remoção, incluindo o uso de removedores químicos, lixamento ou decapagem. Seja qual for o método escolhido, lembre-se de seguir as instruções do fabricante e use equipamentos de proteção adequados.

Reparo de danos

A madeira antiga pode apresentar rachaduras, lascas ou buracos. Antes de prosseguir com a restauração, é importante reparar esses danos. Use massa para madeira ou uma mistura de cola e serragem para preencher as rachaduras e buracos.

Assim que secar, nivele a superfície com uma lixa de grão fino para obter uma textura uniforme. Lembre-se de lixar no sentido dos veios da madeira para evitar arranhões indesejados.

Cuidados finais

Após o lixamento, é recomendado aplicar um selante para proteger a madeira antiga contra danos futuros. Escolha um selante adequado para o tipo de madeira e siga as instruções de aplicação do fabricante.

O selante ajudará a realçar a cor natural da madeira e a proporcionar uma camada de proteção duradoura. Chegou a hora do acabamento, nele há várias opções de acabamento disponíveis, como verniz, cera ou óleo.

Com um pouco de esforço e dedicação, sua madeira antiga ficará como nova e pronta para ser admirada por muitos anos. Caso não tenha experiência, procure uma marcenaria Curitiba para ajudá-lo.

Como restaurar móveis antigos de madeira?

A restauração dos móveis de madeira pode ser feita em um rodegon boqueirão ou em outras lojas de marcenaria.

O processo é parecido com o da restauração de uma peça de madeira, porém depende de alguns detalhes a mais. Então, antes de iniciar, é importante limpar bem os móveis antigos de madeira e secar bem.

Examine com cuidado o estado dos móveis antigos para identificar os danos existentes. Verifique se há lascas, rachaduras, furos ou áreas soltas. Anote todos os reparos necessários para não esquecer nada durante a restauração.

Antes de prosseguir com a restauração, se possível, desmonte o móvel e retire fechaduras, parafusos e qualquer outra peça que não seja de madeira.

Depois utilize uma massa para madeira para preencher as rachaduras, buracos ou irregularidades. Se houver partes soltas, utilize cola para madeira para fixá-las no lugar. Se necessário, após a secagem da massa e cola, lixe a superfície para ficar lisa e uniforme.

Por fim, siga com o acabamento, você pode optar por pintar ou envernizar os móveis antigos de madeira, dependendo do estilo que deseja alcançar.

Se preferir pintar, escolha uma tinta adequada para madeira e aplique-a em camadas finas e uniformes, aguardando o tempo de secagem entre cada aplicação.

Caso prefira preservar a cor e textura natural da madeira, aplique verniz transparente ou stain, protegendo-a e realçando sua beleza. Após a aplicação da pintura ou verniz, aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.

Em seguida, faça uma inspeção final para garantir que todas as áreas tenham sido devidamente restauradas.

Com os passos adequados de limpeza, reparo, lixamento, pintura ou verniz, e finalização com cera, você pode trazer de volta o charme original dos seus móveis antigos.

Revista Agitório

Revista Agitório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *