A nbs rio+rio inaugura, no dia 27 de setembro, em sua sede no Santa Marta (RJ), uma sala de leitura para todos da comunidade. A iniciativa faz parte do projeto “Vamos Todos Ler”, uma parceria com o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento com o Ministério da Cultura. A ideia é oferecer aos moradores do Santa Marta um acervo de cerca de 1.000 livros para crianças, jovens e adultos, abrangendo diversas áreas de interesse: Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura Infanto-juvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes, Filosofia e Esporte.
A nbs rio+rio ajudou a formar os “agentes de leitura”, moradores da comunidade que participaram de workshops, foram responsáveis pela organização do acervo e continuarão participando ativamente no dia a dia da biblioteca. “Este projeto vem ao encontro do nosso desejo de que o escritório da nbs rio+rio no Santa Marta seja cada vez mais um espaço a serviço dos moradores da comunidade”, avalia Aline Pimenta, diretora da nbs rio+rio.
“Vamos Todos Ler” nasceu em 2003 como uma doação de livros, evoluiu para uma série de ações de mobilização social e hoje conta com 800 espaços de leitura no Brasil. Para aproximar o público da literatura brasileira, as salas de leitura têm nomes de autores nacionais, como Dias Gomes, Graciliano Ramos e Rubem Braga. O escritor Antônio Torres será o homenageado da sala que levará seu nome, na nbs rio+rio. “Além de atuarmos na construção do hábito da leitura, o projeto ‘Vamos Todos Ler’ fortalece os laços de cooperação entre a instituição e a comunidade local”, explica Cristina Oldemburg, diretora executiva do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.
O “Vamos Todos Ler” no Santa Marta será inaugurado no dia 27 de setembro, às 11h. Horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 14h às 18h, sendo que às segundas funcionará também na parte da manhã, das 10h às 12h.
Sobre a nbs rio+rio
Em novembro de 2012, a agência de publicidade NBS inaugurou uma unidade de negócios no Santa Marta, primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro. A unidade pioneira é a sede do projeto nbs rio+rio, que promove o mapeamento da transformação social e das oportunidades que a cidade vem vivendo, convocando a iniciativa privada a fazer parte desse momento. Toda a receita obtida pela unidade é revertida para o desenvolvimento do próprio projeto, seguindo o modelo de negócio social desenvolvido pelo vencedor do prêmio Nobel Mohammad Yunus, conhecido como “o banqueiro dos pobres”.