Como parte das comemorações pelos 110 anos de nascimento do compositor Lamartine Babo (1904-1963), a Fundação Nacional de Artes – Funarte lança a terceira edição do livro Tra-la-lá: vida e obra de Lamartine Babo, de Suetônio Soares Valença, no dia 7 de outubro (terça-feira), às 18h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio. Na ocasião do lançamento, será apresentado o show Lamartiníadas, que reúne sucessos do compositor, interpretados pelos cantores Alfredo Del-Penho, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.
Lançado em 1981 pela Funarte e reeditado, em 1989, pela Impressora Velha Lapa, Tra-la-lá chega, agora, ao público com edição revista e ampliada. Suas 871 páginas são o resultado do trabalho incansável de Suetônio Soares Valença, que dedicou as décadas de 1980 e 90 a se aprofundar nas histórias contadas na obra. Ele realizou novas entrevistas e pesquisou incontáveis publicações, acervos como o da Biblioteca Nacional, e também as lançadas após a primeira edição de Tra-la-lá.
O autor, que morreu em 2006, aos 62 anos, deixou os originais e todas as suas anotações e orientações aos cuidados da escritora e pesquisadora Rachel Valença, mãe de suas duas filhas e sua parceira em trabalhos como o livro Serra, Serrinha, Serrano (1981). São dela a preparação dos originais e o prefácio desta edição.
Com as novas informações e referências incluídas nesta edição, passagens importantes da vida de Lamartine são recontadas de forma mais detalhada e aprofundada. Como, por exemplo, os carnavais da década de 1920 e as primeiras composições do biografado dedicadas a blocos de nome pitoresco, como Foi ela que me deixou, Tatu subiu no pau e Só pra Machucá. Ou a polêmica em torno da famosa marchinha O teu cabelo não nega, cuja autoria foi reclamada pelos pernambucanos João e Raul Valença, e mais tarde repartida entre os três.
O livro esmiúça, ainda, a longa e bem-sucedida carreira radiofônica de Lalá (apelido do compositor), tanto em voos solo quanto a bordo do Trem da Alegria – programa de variedades líder de audiência nas décadas de 1940/50 que, com seu caráter popular, provocou a ira de críticos como Magdala da Gama Oliveira (a Mag, do Diário de Notícias), cujos textos virulentos são citados nesta edição.
Serviço:
Tra-la-lá: vida e obra de Lamartine Babo
Edição Funarte
Autor: Suetônio Soares Valença
Número de páginas: 871
Preço: R$ 40
Lançamento
Data: 7 de outubro de 2014 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – térreo
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Próximo à saída Pedro Lessa da estação Cinelândia do Metrô
Capacidade: 207 lugares
Tel.: (21) 2279-8087
Show Lamartiníadas
Entrada gratuita. Sujeito a lotação – 207 lugares
A bilheteria da Sala abre uma hora antes do espetáculo, para distribuição de convites